Prefeitura realiza mutirão de cirurgias para zerar fila de espera


06/06/2018 às 11h39

Uma ação que vai mudar a realidade de muitos usuários do sistema público de saúde de Mariana. A prefeitura da cidade, através da Secretaria de Saúde, vai fazer 1.300 cirurgias eletivas que, hoje, estão na fila de espera do setor de regulação. Serão realizados os procedimentos de baixa e média complexidade que deram entrada no sistema de regulação até o dia 30 de abril deste ano.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, comemorou a iniciativa. ‘‘Pensar na saúde da população sempre foi uma de nossas prioridades. Com a realização dessas cirurgias conseguiremos desafogar o sistema de saúde municipal e levar maior qualidade de vida àqueles que mais precisam’’, destaca o chefe do executivo.

O investimento contemplará intervenções cirúrgicas em oito especialidades. São elas: ortopedia, geral, oftalmologia, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, proctologia e angiologia. As operações já iniciaram e seguirá o calendário do Hospital Monsenhor Horta – Fundação São Camilo, de Mariana, que com base em estudo técnico irá avaliar a capacidade operacional da realização das cirurgias. Os procedimentos devem durar até o final do ano, e não vão comprometer aqueles já agendados e os novos que entrarem no sistema de regulação.

 O secretário de saúde, Danilo Brito, reforça que todo o mutirão foi pensado para que a população se beneficiasse diretamente. ‘‘Pensamos naqueles que mais precisam. Que aguardam por cirurgias que podem mudar suas vidas há muitos anos. Precisamos comemorar e trabalhar cada vez mais’’, afirma o secretário.

Os procedimentos de alta complexidade não são contemplados no mutirão e continuarão sendo realizados em Belo Horizonte, seguindo a pactuação junto ao Estado. Dúvidas podem ser tiradas diretamente no setor de regulação pelos telefones: 3557-9806 ou 3557-9809.


Voltar

Confira também: