Mariana caminha para implantação da APAC na região


31/01/2018 às 11h52

A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC – Mariana) convida a Federação das Associações de Moradores de Mariana para reunião sobre implantação de uma unidade da APAC na cidade. A reunião acontece dia 1° de fevereiro, às 19h no Plenário da Câmara.

Durante o ano de 2017 a Câmara foi cenário de amplo debate sobre a implantação de uma unidade prisional do sistema APAC que atenda a região. Já foram debatidos e votados em audiência pública e reuniões públicas diversas questões como, por exemplo, definição de critérios para eleição da diretoria, apreciação do estatuto da APAC na região, diferenças do sistema prisional tradicional e modelo APAC, entre outras questões.

O debate que está sendo promovido vem ao encontro da preocupação com a ressocialização que garanta segurança e humanidade aos condenados. A metodologia do sistema APAC é referência no Sistema Prisional Brasileiro e uma alternativa ao sistema prisional tradicional. O desafio agora é buscar parcerias com empreendedores da região e com o apoio da população em geral.

SAIBA MAIS:

A APAC é uma entidade civil de direito Privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade. Ela se configura como forma alternativa ao modelo tradicional, promovendo a humanização, para oferecer ao condenado condições de se recuperar. A metodologia APAC, que já existe desde 1972, foi reconhecida pelo Prison Fellowship Internacional (PFI), organização não governamental que atua como órgão consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU) em assuntos penitenciários, como uma alternativa para humanizar a execução penal e o tratamento penitenciário. Hoje, está implantando em mais de 130 cidades brasileiras e em países como Argentina, Equador, Estados Unidos, Peru, Escócia, Coréia do Sul e Alemanha.  (Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais)


Voltar

Confira também: