Banda dos Coiós enaltece composições marianeses no Banda na Praça


11/11/2019 às 14h33

Em cores vivas, o céu azul e as árvores verdes da Praça Gomes Freire ganharam trilha sonora com os arranjos tocados pela Banda dos Coiós. O grupo fez a sua estreia no tradicional Banda na Praça, nesse domingo, 10 de novembro, com um repertório composto por canções de marianenses e ouropretanos influentes na cena musical brasileira do início do século XX. Entre as músicas interpretadas estavam: “Atanásio Extrema Direita”, de Álvaro Walter, “Tango dos Coiós”, de Antônio Miguel, e “Flausina”, de Pedro Galdino. 

A Banda dos Coiós surgiu do projeto de pesquisa desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por meio do Museu da Música de Mariana, que tem como objetivo resgatar canções compostas por músicos marianenses e ouropretanos. O grupo musical fruto das pesquisas é composto por nove integrantes, sendo eles: Sidione Viana (flautim), Paulo Cota (clarinete), Dairan Nervinha (trompete), Diney Batista (trompete), Arjuna Rama (tuba), Wesley Procópio (bombardino), Vítor Gomes (cavaco), Jerônimo Zaluar (violão) e Rodrigo Costa (bateria). 

Nascido e criado em Mariana, o líder dos Coiós, Wesley Procópio, enaltece o projeto e a oportunidade de tocar canções da sua região em um dos espaços mais quistos da cidade. "O interessante desse projeto é o resgate de memória que ele proporciona à comunidade. São músicas de carnavais de 70, 60, 80 anos atrás, canções populares nos salões de danças de Mariana", comenta Wesley contente por ter seu pai, Geraldo Robert Procópio, na plateia. 

A apresentação entusiasmada dos Coiós foi aplaudida a cada término de música. O talento e a simpatia dos componentes da banda deixou o público à vontade para soltar a voz e acompanhar o som dos instrumentos. A aposentada Maria de Lurdes Walter prestigia, sempre que pode, as edições do Banda na Praça. “Eu fico feliz em saber que meu irmão é lembrado na história da música”, comenta Maria de Lurdes, irmã do músico e compositor marianense Álvaro Walter, que completou 77 anos no dia 8 de novembro, ele foi homenageado com a execução da sua música “Atanásio Extrema Direita”. Assim como irmão, Maria de Lurdes tem jeito com as partituras e, com a sua voz doce e calma, cantou alguns trechos das canções que foram tocadas. 

A Banda dos Coiós se apresenta na abertura do Natal de Luz, o evento será realizado no dia 12 de dezembro. O horário e local do concerto ainda não foram divulgados.    

FOTO: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: