Mariana comemora 300 anos da instalação da Companhia dos Dragões


07/11/2019 às 19h47

Nas comemorações dos 300 anos da instalação da Companhia dos Dragões Del Rey, em Mariana, os marianenses foram brindados com duas solenidades nessa quarta e quinta-feira, 06 e 07.

Na noite da quarta-feira, a banda do Exército realizou uma apresentação na Praça da Sé. Foi a primeira vez que a banda da 4ª Região Militar se apresentou na cidade. “Ficamos felizes em participar desse momento importante. Para nós, é uma honra estar em uma cidade com grande representatividade no cenário cultural, visto que aqui, a música é tratada com seriedade”, destacou o regente da banda, Edmar de Rezende Ávila.

Desfile Militar e descerramento de placa

Ato continuo as comemorações, na manhã de quinta-feira o prédio da Câmara Municipal, primeiro quartel da tropa dos Dragões Del Rey, soldados do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e banda do Exército acompanharam o descerramento da placa alusiva aos 300 anos da Companhia. A solenidade contou com a presença do Prefeito Duarte Junior, do presidente da Câmara Edson Agostinho, do vereador Tenente Freitas, do Tenente Coronel Marcus Aurélio de Albuquerque e do General Álcio Almeida e Costa, da Capitã Marta da PM dentre outras autoridades   “É um gesto imaterial de respeito e gratidão, não só à memória dos oficiais de 1719, mas também aos que cuidaram de registrar os fatos para que hoje pudéssemos relembrar e comemorar”, ressaltou o chefe do executivo em seu discurso.

Fez uso da palavra como orador oficial o vereador Tenente Freitas.

Para encerrar, Soldados e oficiais do Exército, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Guarda Municipal de Mariana seguiram em desfile pelo centro histórico da cidade, ao som da Banda da Quarta Região Militar.

QUARTEL DOS DRAGÕES – Após a instituição da primeira casa de Câmara e como forma de manter a ordem, cria-se na Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo duas Companhias de Cavalaria e o Primeiro quartel de Dragões da Capitania de Minas Gerais que abrigaria essas Companhias de Cavalaria.

O quartel de Dragões guardava as saídas da vila, bem como vigiava o rio, fonte de riqueza na época, sendo ele instalado onde hoje se encontra o mais belo conjunto arquitetônico de Mariana, a Praça Minas Gerais, composta pelas igrejas de São Francisco, Nossa Senhora do Carmo e pelo prédio da atual Câmara Municipal.

Fotos: Valério Freitas e Eliene Santos

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: