11º Encontro Internacional de Palhaços celebra a presença das mulheres na cena circense


30/09/2019 às 15h01

Sobrancelhas pintadas de preto, pálpebras de branco e boca de vermelho, assim estava o rosto de crianças e adultos felizes durante o 11º Encontro Internacional de Palhaços do Circovolante. A Guarda Municipal de Mariana estima que 40 mil pessoas conheceram a cidade e prestigiaram as apresentações de teatro, as oficinas de maquiagem e o tradicional cortejo "Samba no Pé de Moleque".

Comanda por João Pinheiro e Xisto Siman, coordenadores do Circovolante, o cortejo concentrou palhaços, moradores da cidade, turistas e fotógrafos, pontualmente às 15h, em frente ao Santuário Nossa Senhora do Carmo. Ao som de "Bloco na Rua", de Sérgio Sampaio, Xisto e João colocaram a cidade para cantar e dançar. Durante o percurso, da Praça Minas Gerais até a Sé, Xisto ressaltou a importância do Encontro para a arte circense. "É um prazer comemorar com vocês! O evento cresce a cada ano e em todas edições recebemos pessoas de todo o mundo. A festa está linda!", comemorou. 

Nesta edição, pela primeira vez, o encontro homenageou uma palhaça, a artista argentina, Lily Curcio. Ela recebeu aplausos e abraços de parabéns por sua história e influência na cena circense brasileira. "É uma honra ser homenageada! Não só pela minha trajetória, mas também pela de todas as mulheres palhaças do Brasil que foram invisíveis por muito tempo", pontuou Lily. 

Lily descobriu o Circo depois de 40 anos de vida e é inspiração para adultos e crianças que se interessam pela arte realizada debaixo das lonas. Katarina Oliveira, ouro-pretana de 9 anos, celebrou o encontro. "Eu venho a todas as edições. Aqui, eu conheço palhaços novos e enriqueço a minha personagem, a palhaça arco-íris", comentou Katarina. A estudante almeja seguir carreira no circo.

A estudante também destacou a apresentação do palhaço Viralata, Rodrigo Robleno, o qual ela se inspira. Rodrigo parabenizou o Circovolante, a Prefeitura de Mariana e os demais apoiadores pela realização do Encontro, "não são todos que entende a cultura, este encontro, como economia criativa. Ele, além de gerar empregos e movimentar a economia local, também nos ajuda a viver e a sobreviver. A arte nos faz feliz", destacou.

O ENCONTRO DE PALHAÇOS - É realizado pelo Circovolante e Circo Para Todos, em parceria com a Prefeitura de Mariana e apoio da Fundação Renova, desde 2008.

FOTO: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: